Infantil

Livro ensina crianças a identificar, nomear e regular as emoções

De autoria da psicóloga Ciça Rocha, obra infantil "A casa de Pedro" conta a história do menino, que só quer ficar tranquilo em casa, mas é constantemente "atrapalhado" por não tão estranhos visitantes


28/06/2023 09h32

A maioria dos pacientes da psicóloga e arteterapeuta Cecília (Ciça) Rocha são crianças e adolescentes, que não raramente chegam em seu consultório com grandes dificuldades para lidar com suas emoções, principalmente aquelas desagradáveis.

Leia mais: "Circo Turma da Mônica - Mônica 60" estreia no Teatro Bradesco no dia 1º de julho

Rememorando sua infância, a psicóloga constatou como sua caminhada até a fase adulta poderia ter sido bem menos desafiadora caso tivesse mais recursos para identificar e controlar suas emoções.

Neste sentido, definiu como o objetivo principal de seu trabalho e sua maior motivação de vida proporcionar um caminho mais fácil para as pessoas . Assim, nasceu o livro infantil ilustrado “A casa de Pedro".

“Identificar, nomear e regular emoções é um processo que exige aprendizado, intimidade com nosso mundo interior e um olhar sem medo nem julgamento para as emoções. Este livro é uma porta para esse mundo interno. É um convite para ajudar as crianças a, desde pequenas, olharem para si, suas casas e seus mundos e seguirem fortes por aí”, afirma a autora.

De uma maneira cadenciada, simples e direta, mas sem perder o lirismo e a sensibilidade, o livro conta, por meio de rimas e ilustrações, a história do menino Pedro, que deseja somente “passar as tardes de boa no sofá tomando um gelado chá”, mas não consegue porque é constantemente “atrapalhado” por (não tão) estranhos visitantes (suas emoções).

A primeira visita é do medo, que “é gelado e deixa Pedro de olhos arregalados”. A emoção, que não é muito bem quista pela maioria, conta para Pedro que tem uma função positiva na vida das pessoas: ajuda e proteção. No entanto, segundo o menino, às vezes o medo cresce demais e demora para ir embora. Para conseguir controlá-lo e conviver bem com ele, o medo orienta Pedro a compreender de onde vem.

Com seu livro, Ciça Rocha ressalta a inevitabilidade das emoções. Através da história de Pedro, as crianças se conscientizam de que mesmos as mais desagradáveis emoções (tristeza, nojo, medo e raiva) irão bater à porta delas um dia e que, quando isso ocorrer, elas devem saber identificá-las e compreendê-las, para que não ganhem proporções indesejadas. “Que nossas crianças possam conhecer desde pequenas as emoções. Que possam criar intimidade com elas e seguir pelas estradas da vida de maneira mais tranquila e confiante”, diz.

Por último, a autora informa que apesar de ser um livro infantil, ele é indicado para os adultos.

“Sabemos que um ambiente de acolhimento e validação emocional ajuda as crianças e adolescentes em suas regulações emocionais. Nossa geração, que não teve esse tipo de conteúdo nas escolas, precisa aprender agora para poder lidar com os filhos e criar um ambiente comunicativo em casa, o que vai ajudar muito na inteligência emocional das crianças”, conclui.

Leia também: Passeio pelo Aquário de São Paulo traz conhecimento sobre a preservação dos animais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças