Onda de calor: Veja dicas de como cuidar e proteger as crianças
Segundo os meteorologistas, o pico de todo esse calor está previsto para os dias 23 e 24 de setembro
22/09/2023 14h28
Uma onda de calor atinge o Brasil desde a última semana. As cinco regiões do país e todas as capitais vêm registrando altas temperaturas, e em algumas delas, até recordes.
Temperaturas elevadas podem ser muito prejudiciais à saúde, se os adultos sofrem com o fenômeno, as crianças sentem ainda mais. O gerente médico do Pronto- Socorro e Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil, Dr. Thales Araújo citou dicas de como proteger os mais pequenos de todo esse calor.
“Um dos principais problemas do calor excessivo é a insolação, que pode ser percebida pela alta temperatura corporal (maior que 39 graus), dores de cabeça, náusea, tontura e confusão mental”, afirmou o médico.
Veja as dicas:
- mantenha a criança sempre bem hidratada: incentive o consumo de água com frequência e sempre forneça uma garrafa sempre disponível para quando o pequeno for sair.
- uso de roupas leves: vista as crianças com roupas claras, leves e limitadas a uma camada de material absorvente que maximize a evaporação do suor.
- banhos frequentes: um bom banho fresco é uma ótima alternativa para aliviar o calor. E especialmente nestes dias, mais banhos são muito bem-vindos. Uma ótima alternativa são as brincadeiras com água, sempre sob a supervisão de um adulto.
- saídas ao ar livre: se possível, evite levar as crianças para brincar em parquinhos entre 10h e 15h30. Mesmo que as atividades sejam feitas na sombra, há risco para a saúde dos pequenos.
- Protetor solar- reforce o uso, caso haja necessidade de se expor em lugares ao ar livre.
- não deixe as crianças dentro do carro: o interior de um carro pode ficar perigosamente quente em pouco tempo, mesmo com as janelas abertas.
A alta temperatura em pleno inverno pode ser explicada por conta de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias, além disso, também inibe a entrada de ar frio e a da chuva.
Leia mais: Maxmilhas, do grupo 123 Milhas, pede recuperação judicial e aponta dívida de R$ 226 milhões
Segundo os meteorologistas, o pico de todo esse calor está previsto mesmo para os dias 23 e 24 de setembro, este final de semana, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo a Climatempo. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o nível de alerta e colocou mais estados sob aviso de "grande perigo" devido às temperaturas acima da média que devem ser registradas até o fim de semana.
O alerta mais recente corresponde a categoria "vermelho", que significa "grande perigo". Antes, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo). Ele estava válido para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.
Ao todo, nove estados estão dentro do novo aviso:
Minas Gerais (MG);
Paraná (PR);
Rio de Janeiro (RJ);
São Paulo (SP);
Mato Grosso (MT);
Pará (PA);
Goiás (GO);
Mato Grosso do Sul (MS);
Tocantins (TO).
Segundo o Inmet, de modo geral, um alerta vermelho é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
Leia também: STF forma maioria para manter os direitos políticos de Dilma Rousseff
REDES SOCIAIS