Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Nascido na Alemanha em 1920, Henry Charles Bukowski completaria 101 anos nesta segunda-feira (16). O escritor mais amado e odiado de todos os tempos ficou marcado por seu conteúdo coloquial e obsceno, e escreveu mais de 50 livros ao longo de sua carreira.

Aos três anos de idade, Bukowski se mudou para os Estados Unidos com sua família. Sua infância foi marcada por abusos físicos e psicológicos por parte do pai, ex-militar. O escritor sofreu com problemas graves de acne durante a adolescência, o que o deixou fora da escola por um ano.

Leia mais: Madonna, a rainha do pop, completa 63 anos nesta segunda-feira (16)

Sua escrita é um reflexo da sua vida pessoal que também foi marcada por subempregos e álcool. Os poemas são regados de assuntos sobre relacionamentos e temas obscenos, o que cativa jovens até os dias atuais. Bukowski é bastante criticado por como retrata mulheres em sua escrita, chegando até mesmo a ser chamado de misógino.

Alguns dizem que se você está lendo Bukowski você está passando por um momento complicado, pela profundidade e aspecto depressivo que as obras trazem. Ser fã do escritor já chegou também a ser considerado meme por ser algo comum entre os chamados “esquerdomacho”, termo usado por alguns grupos feministas para se referir a homens de esquerda que continuam reproduzindo machismo sob o discurso de serem desconstruídos.

Veja o Minuto Cultura sobre Bukowski:


Leia também: Em recuperação, Zeca Pagodinho agradece orações e incentiva a imunização contra Covid-19