Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

Neste sábado (10), é comemorado o dia da pizza no Brasil. A data foi criada em 1985 por Caio Luiz de Carvalho, Secretário de Turismo de São Paulo da época. Neste dia, ocorreu um concurso estadual, que escolheu as 10 melhores receitas de pizza no estado.

A pizza chegou ao Brasil por volta da década de 1990, quando imigrantes italianos chegaram em São Paulo no bairro do Brás e da Mooca. O alimento é de tradição italiana, no entanto, estudos antigos apontam que a criação foi de hebreus e egípcios há mais de 6 mil anos.

Veja imagens: Webstory: Oito opções para comer no dia da Pizza

A forma de pizza conhecida hoje em dia surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do ano 1.520, durante as Cruzadas. Em dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considerou “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

No Brasil, o consumo de pizzas é um dos maiores do mundo: cerca de 40 mil pizzarias estão espalhadas pelo país. São mais de 1 milhão de pizzas produzidas por dia, sendo mais de 500 mil apenas no Estado de São Paulo — segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo.

Ainda de acordo com o levantamento, em todo o país são gastos mais de R$ 22 bilhões com pizza.

Veja o Minuto Cultura sobre o Dia da Pizza:


Leia Também: Quem é Olivia Rodrigo? Cantora de 18 anos quebra recordes com álbum de estreia