Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Se quando você deixa seu cachorro sozinho em casa ele chora, arranha portas, morde móveis e faz as necessidades em lugares errados, talvez seu pet tenha ansiedade de separação.

Segundo a adestradora Rafaela Gonçalves, do FeRa Adestramento, essa é uma condição que afeta a maioria dos cães. A ansiedade de separação é desenvolvida por cachorros que são criados sem limites ou regras, de forma que eles não têm uma rotina diária.

“Quando o cachorro é criado dessa forma e eventualmente o seu tutor precisa se ausentar, deixando o cão sozinho em casa, ele entra em desespero porque não sabe de forma clara o que ele precisa fazer”, explicou Rafaela.

Portanto, para amenizar esse desespero, o pet acaba tomando decisões erradas, como arranhar a porta (que é por onde o tutor saiu), destruir móveis, chorar, uivar, entre outras coisas. Veja o que Rafaela recomenda para amenizar essa ansiedade!

Como evitar o choro?

O primeiro passo é estabelecer uma rotina pro cão, de alimentação e passeio, principalmente. Antes de sair de casa, deixe-o em um um local seguro. "Eu recomendo uma caixa de transporte que seja confortável e grande para o cachorro. Ou até mesmo separar um local específico para ele. Assim será um lugar seguro onde ele não vai destruir móveis nem ingerir nada que possa fazer mal pra ele”, afirmou a adestradora.

Ela também recomendou evitar despedidas calorosas: “Antes de sair de casa, esqueça que você tem um cachorro. Não fique falando ‘tchau’, ‘mamãe já volta’ nada disso, porque isso o deixa mais ansioso ainda”.

Leia mais: Webstory: O que fazer para o cachorro não chorar sozinho

Como acostumar o cão com a saída do dono?

Para treinar a separação, Rafaela recomendou pequenos momentos longe do cachorro dentro de casa. “Primeiro tentem ficar em cômodos diferentes por 10 a 15 minutos. Quando ele não estiver chorando, libere-o. Depois, faça separações maiores, até conseguir deixar o cachorro em outro ambiente de forma que ele fique confortável”, explicou.

Brinquedos ajudam?

Os brinquedos interativos são interessantes para que o cão tenha algo para roer e morder, mas Rafaela destacou que o que realmente faz diferença não é o ambiente, e sim uma rotina pré-estabelecida do cachorro.

Segundo ela, isso faz com que o cachorro entenda a hora do descanso: “Ele já passeou, já treinou, já comeu, já usou o banheiro, então agora ele consegue ficar em casa de forma calma, pois ele sabe o que fazer, sabe que agora é o momento dele descansar e esperar até que o dono volte pra fazer novas coisas com ele”.

O que o dono deve ou não fazer quando chega em casa?

“O que não podemos fazer é, assim que abrimos a porta, fazer uma recepção muito calorosa, beijar, abraçar e fazer aquela vozinha fina. Tudo isso faz com que o estado de ansiedade dele fique muito mais aflorado”, explicou Rafaela.

Para que o cachorro não espere essa recepção calorosa toda vez que o dono sai de casa, ela recomendou ignorá-lo de primeira e esperar até que ele esteja totalmente calmo. “Depois de um período de tempo você vai perceber que quando você chegar o cachorro já não vai ligar tanto. E não é que ele não te ama mais, ele simplesmente sabe que tem um momento de ganhar carinho e a hora que você chega não é esse momento”, disse.