Minuto Cultura

Entenda quais são as mudanças com a nova tecnologia 5G


08/08/2022 11h46

A rede 5G já está chegando à capitais do Brasil e, com as mudanças necessárias, pode alterar sua relação com a internet. A nova tecnologia permite que cada usuário sinta a diferença nas tarefas diárias e que avanços tecnológicos maiores possam ser estabelecidos no país. 

Confira algumas novidades:

Alta velocidade

O 5G pode chegar a ser 100 vezes mais rápido que o 4G, que atingia uma velocidade, em boas condições, de 100MBps. Já o 5G pode atingir uma velocidade entre 1 e 10 Gbps. Isso acontece devido à quinta geração de internet ter a possibilidade de levar mais dados e conseguir operar com ondas menores.

No mundo atual, por exemplo, o download e uploads são mais eficazes. Além disso, o uso de plataformas digitais de streaming para assistir séries e filmes fica ainda mais rápido.

Veja imagens: WebStory: Entenda o que muda com a chegada do 5G?

Transmissão em tempo real

Com a alta velocidade na conexão, as transmissões ao vivo, que estão em alta com o streaming, têm menor chance de travar, devido à latência ser menor com o 5G.

Outro ponto importante é o delay, que acontece nas chamadas de vídeo. Com a nova tecnologia ele não será mais um obstáculo. A probabilidade é que o 5G chegue à latência entre 5 e 20 milissegundos.

Veículos autônomos

Os carros autônomos que funcionam sem a necessidade de um motorista, com a tecnologia 5G, serão ainda mais confiáveis.

Os veículos poderão se comunicar informando todos os procedimentos e, além disso, a comunicação permite que os carros se conectem com o trânsito.

Dados na nuvem

O aumento na velocidade e na capacidade de transmissão de dados são elementos do 5G que vão mudar. Como exemplo, todos os serviços em nuvem poderão se tornar mais ágeis, desde o uso de ferramentas de colaboração até o desenvolvimento de aplicações.

Também será possível que pulseiras e relógios conectados possam elaborar tarefas mais complexas.

Conexão 360

Com a chegada do 5G, será possível conectar ao mesmo tempo mais dispositivos. Um dos setores impactados será a educação à distância (EAD), que, em virtude da pandemia da Covid-19, gerou maior procura.

Por exemplo, dentro de casa, você poderá conectar aparelhos eletrônicos como geladeira, televisão e iluminação. Serviços como transporte de aplicativos também devem oferecer novas funcionalidades.

A internet das coisas, função chamada para essa possibilidade de unir muitos recursos de diferentes aparelhos ao mesmo tempo no celular, será possível pela agilidade do 5G. 

Assista ao Minuto Cultura sobre o tema:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás