Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A jovem Mahsa Amini foi detida pela Polícia da Moralidade no Teerã no dia 13 de setembro. Com apenas 22 anos, ela foi acusada de infringir o rígido código de vestimenta feminino ao deixar uma mecha do cabelo aparecer. Mahsa entrou em coma e faleceu três dias depois do ocorrido no hospital. O Irã afirmou que a garota morreu devido a uma doença, mas sua família alega que houve espancamento. 

O caso se transformou em um símbolo de revolta no país e fez com que a população tomasse as ruas em protestos contra as leis compulsórias e a falta de direitos. Entoando o slogan "mulheres, vida, liberdade", as mulheres estão cortando seus cabelos durante as manifestações, uma tradição persa que representa protesto e tristeza. 

Leia mais: 185 pessoas foram mortas em protestos no Irã após morte de jovem, afirma ONG

Os protestos repercutem em outros países. As atrizes francesas Juliette Binoche e Marion Cotillard, que publicaram vídeos em redes sociais, e a parlamentar da Suécia Abir al-Sahlani, que cortou o cabelo e discursou em solidariedade à Mahsa Amini durante sessão da Comissão Europeia, foram algumas das personalidades que se engajaram na causa. 

De acordo com as leis iranianas, as mulheres precisam cobrir os cabelos com um hijab, que é um véu islâmico, e usar roupas largas para disfarçar seus corpos. O Guia Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, passou a acusar os Estados Unidos e Israel de incentivar as manifestações contra as determinações rígidas do país. 

Assista ao Minuto Cultura sobre Mahsa Amini: