Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

A campanha 'Em Desconstrução' tem movimentado a internet. O nome vem do termo 'desconstruir', popular nas redes sociais ao propor a discussão de problemas estruturais na sociedade, como o racismo, o machismo e a LGBTfobia. O projeto, idealizado por Marcos Guimarães, visa buscar caminhos de correção para questões enraizadas na sociedade.

Com participação de artistas como Fábio Porchat e Nany People, 'Sou um racista em desconstrução' é o primeiro tema da campanha. "O nosso lugar de fala não é falar como vítimas desse tipo de preconceito, é falar como os algozes desse preconceito [...] O nosso lugar, para que a gente consiga quebrar esse ciclo, é admitir o nosso racismo, os nossos preconceitos. Admitir que a gente tem total responsabilidade sobre isso que acontece", afirma Guimarães.

As discussões raciais vem ganhando destaque em países de todo mundo após a marcante onda de protestos pela morte de George Floyd, assassinado por um policial branco nos Estados Unidos. Desde então, diversos casos de abuso policial contra pessoas negras vem repercutindo nas redes sociais, inclusive no Brasil. No último dia 7, o jovem Matheus Fernandes foi agredido por dois policiais militares, que o acusaram de furto, no Rio de Janeiro. "Esse tópico, não é de hoje que ele existe, a gente sabe muito bem disso", diz Guimarães.

Sobre o objetivo final da campanha, que já firmou parceria com instituições como a Educafro, que luta pela inclusão dos negros nas universidades, o idealizador fala: "Começou como uma ação, que seria isolada. Agora, está assumindo a posição de um movimento, que começa agora em agosto e não tem data para parar. Eu espero que esse projeto toque as pessoas internamente e elas comecem uma desconstrução e uma transformação a a partir do que elas enxergam como isso".

Confira a entrevista completa: