Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta quinta-feira (13), uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pacientes da Califórnia apresentou que pessoas obesas têm maior chance de morte pela Covid-19.

Segundo Bruno Halpern, que é doutor em medicina, endocrinologista e vice presidente da Federação Latino-Americana de Obesidade, quanto mais alto o índice de massa corporal de um paciente, maior será o seu risco em desenvolver um caso grave da doença.

O médico explica que isso está relacionado a outros problemas originados da obesidade, como os distúrbios ventilatórios, a dificuldade de expansão do pulmão e a complicação no momento de intubação. Em contrapartida, a idade continua sendo a principal condição para casos dramáticos do novo coronavírus.

Já nos jovens, a obesidade surge como fator de risco relevante para os casos críticos. O excesso de gordura no fígado e no abdômen afeta o processo inflamatório de recuperação do corpo. Nestas condições, o sistema de defesa tende a lutar de forma inadequada no combate ao vírus, provocando reações exacerbadas e a piora do quadro clínico.

Além disso, já foi verificado que o coronavírus pode aumentar o risco de trombose, complicação também muito frequente em pessoas obesas.

Mas Halpern adverte que pequenas reduções de peso já podem diminuir o risco de quadros críticos da Covid-19 em até 3%. Em meio à pandemia e com a impossibilidade de parcela da população não poder praticar exercícios físicos, o médico indica pequenas mudanças de hábito no dia a dia para a perda de peso.