Notícias

Comer pouco é o segredo para a longevidade, aponta estudo

Segundo pesquisa publicada por cientistas norte-americanos, uma dieta restritiva de menos calorias, principalmente na fase adulta, poupa o metabolismo e inibe a produção de radicais livres


31/08/2020 15h32

Feijoada, pastel, torresmo e costelinha. Para muita gente, comer é sinônimo de satisfação. No entanto, um estudo científico publicado por cientistas norte-americanos apontou que o segredo da longevidade está em comer menos.
Uma dieta restritiva de menos calorias, principalmente na fase adulta, poupa o metabolismo e inibe a produção de radicais livres.

Veja também: Crianças que passam a quarentena com fumantes podem desenvolver problemas de saúde

A pesquisa reuniu dois grupos de camundongos: um podia comer à vontade e o outro teve redução de 30% nas calorias diárias. Foram usados roedores adultos entre 18 e 27 meses de idade, o que, para os humanos, equivale a um período da vida entre 50 e 70 anos. 

O primeiro grupo de cobaias que comeu desregradamente apresentou corpo e órgãos inchados, uma forma de defesa do sistema imunológico. Já entre os que tiveram restrição calórica, os genes e moléculas mostraram menos da metade dos marcadores de envelhecimento identificados nos que tiveram uma dieta sem controle. 

"Quando a gente ingere calorias demais, a gente tem muito mais riscos para a saúde, né? Então, é questão de você falar assim: 'olha, vou diminuir o valor calórico total da minha dieta, para ter uma qualidade de vida melhor'. Com certeza, isso é um fato", explicou a nutricionista Roberta Lara.

Mas se comer menos é sinônimo de viver mais e melhor, a saída seria viver à base de dietas? A nutricionista responde. "Viver bem, comendo comidas saborosas e saudavelmente, eu consigo conciliar os dois com essa regra."

Veja também: Estudo americano indica que a obesidade aumenta o risco de casos graves da Covid-19

No entanto, Roberta faz um alerta: não é necessário acabar com o prazer na hora das refeições, mas sim escolher melhor o que vai no prato. "Tudo pode, só tem que ter equilíbrio", afirmou. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças