Durante uma reunião com autoridades da Califórnia, o presidente Donald Trump ouviu do governador Gavin Newsom, que o aquecimento global favorece o surgimento de incêndios. Trump retrucou que ”vai começar a esfriar, você vai ver”.
O secretário da agência de recursos naturais, Wade Crowfoot respondeu “gostaria que a ciência concordasse com você”, ao que Trump, rebateu dizendo “na verdade eu não acho que a ciência saiba”.
O assunto virou tema eleitoral. Trump perdeu no estado da Califórnia durante as eleições de 2016 e espera-se que se saia mal de lá novamente nas próximas eleições em novembro.
Seu concorrente, Joe Biden, aproveitou a situação e chamou Trump de “piromaníaco do clima” e perguntou por que conceder a ele mais quatro anos na Casa Branca.
Há mais de um mês, vários incêndios nos estados da Califórnia, Oregon e Washington, deixando mais de 30 mortos e dezenas de cidades arrasadas. Os bombeiros continuam a lutar contra as chamas para evitar que ventos fortes previstos para os próximos dias provoquem um descontrole ainda maior do fogo.
REDES SOCIAIS