Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta (1) que as plataformas Google e Facebook retirem do ar as postagens do candidato à prefeitura de São Paulo Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", com ataques ao Padre Julio Lancelotti. 

A decisão do juiz Emílio Migliano Neto, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, considerou que as publicações contra o padre caracterizam campanha eleitoral e determinou que as plataformas retirem o conteúdo do ar em 24 horas. "O representado, em sua pré-campanha ao cargo de Prefeito, passou a produzir propaganda eleitoral antecipada e vedada em que, seguidamente, calunia, difama e injuria o Padre Júlio Renato Lancellotti, objetivando tornar-se mais conhecido do eleitorado, ao criar polêmica em relação à figura pública do referido padre", diz o texto.

Leia também: Padre Julio Lancelotti denuncia ameaças: "Se me acontecer alguma coisa, vocês sabem de quem é a culpa"

Nos vídeos em questão, Do Val se refere a Lancelotti como "cafetão da miséria", afirma que vai desmascará-lo e faz insinuações sobre o padre. Segundo o juiz, embora as publicações sejam direcionadas a alguém sem vinculação com o processo eleitoral, a conduta configura "risco à lisura e igualdade da disputa", já que resultou em espaço e visibilidade na mídia com apelo ao eleitorado antes de 26 de setembro, início oficial da campanha.

"Após as críticas feitas ao Padre Lancelotti, o representado Do Val obteve maior visibilidade perante seu eleitorado, adquirindo notoriedade na mídia por criticar abertamente figura pública com apelo para determinado nicho político contrário ao seu", afirma o juiz. 

Em setembro, o padre publicou um vídeo nas redes sociais em que relata ameaças e xingamentos na rua. Sem citar nomes, ele diz que esses acontecimentos são consequência de ataques de candidatos à prefeitura de São Paulo: "Estou cada vez mais em risco. Quero deixar claro: se me acontecer alguma coisa, se alguém me atingir, se eu for atingido por alguém, vocês sabem de quem é a culpa, de quem cobrar", afirmou.