Em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a TV Cultura estreou, nesta quinta-feira (15), no Jornal da Tarde, uma série de reportagens sobre a construção dos principais marcos arquitetônicos da cidade de São Paulo.
A primeira parada é o Theatro Municipal de São Paulo. Iniciada nos anos de 1900, a construção do teatro mais famoso da capital paulista foi inspirada na Ópera de Paris. O projeto foi assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, além dos italianos Cláudio e Domiziano Rossi.
Na época, o prefeito da cidade era Antônio Prado, responsável por promover uma série de obras públicas de embelezamento urbano. "O Theatro seria correspondente ao que foi a Torre Eiffel, na Paris, e inaugurou a iluminação elétrica", comenta a professora de Urbanismo da FAU/USP, Beatriz Piccolotto Bueno.
No anos de 2005, o então prefeito, José Serra, criou a Virada Cultura. O evento promove diversas manifestações artísticas gratuitas pela cidade. O Theatro Municipal participa dela como um palco de espetáculos. "O público do Municipal, você percebe que há uma mudança. Ele é um público muito mais diversificado do que ele já foi, seja do ponto de vista das regiões da cidade, seja do ponto de vista da idade", diz o jornalista João Sampaio sobre a evolução do local no decorrer dos anos.
Sobre o futuro, o maestro João Carlos Martins, que já se apresentou no teatro, diz que espera renovação: "No ano de 2022, eu gostaria de ver não a Semana de Arte Moderna, a Semana do Século XXI nas artes a partir do Theatro Municipal de São Paulo".
Assista à reportagem:
REDES SOCIAIS