Notícias

Coronavac é segura e começa a ser produzida neste mês, anuncia diretor do Instituto Butantan

"Os primeiros resultados do estudo clínico realizado no Brasil comprovam que, entre todas as vacinas testadas no País, a Coronavac é a vacina mais segura", afirmou o governador de São Paulo durante coletiva de imprensa


19/10/2020 12h17

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (19) que a vacina chinesa contra a Covid-19 - a Coronavac - é a mais segura dentre as que estão em desenvolvimento e começará a ser produzida ainda este mês.

Segundo Dimas Covas, a eficácia do imunizante deve ser comprovada até o final do ano, quando o Butantan terá 46 milhões de doses prontas. A vacina, produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o instituto, está na fase de testes em profissionais da saúde. 

No Brasil, 9 mil voluntários já participaram da pesquisa e, na China, foram 50 mil pessoas. De acordo com resultados clínicos divulgados no final de setembro, o imunizante não causou efeito adverso em 94,7% dos voluntários chineses.

"Os primeiros resultados do estudo clínico realizado no Brasil comprovam que, entre todas as vacinas testadas no País, a Coronavac é a vacina mais segura, a que apresenta os melhores índices e mais promissores do Brasil e é, de fato, a vacina mais avançada neste momento", afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa.

Na última sexta-feira (16), Doria afirmou que a vacina será obrigatória em todo o estado paulista, caso ela seja aprovada nos testes e tenha o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o governador, apenas pessoas com atestado médico poderão ser liberadas de receber o imunizante.

Leia também: Coronavac: Documentação da vacina está em análise na Anvisa

“Em São Paulo, a vacinação será obrigatória, exceto para quem tenha orientação médica e atestado médico de que não pode tomar a vacina. E adotaremos medidas legais se houver contrariedade nesse sentido", afirmou Doria em entrevista coletiva em São Paulo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças