Notícias

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa Datafolha a pedido de Celso Russomano

Coligação do candidato aponta descumprimento de determinações da legislação eleitoral no levantamento; diretor de pesquisas do Datafolha classifica ação como antidemocrática


10/11/2020 16h04

Após pedido da coligação de Celso Russomano, a Justiça Eleitoral de São Paulo decidiu suspender a divulgação de pesquisa Datafolha sobre a disputa para prefeito da capital, que aconteceria na noite desta terça-feira (10).

De acordo com a coligação, o levantamento descumpre algumas determinações da legislação eleitoral para divulgação de pesquisas. Entre elas, estaria a ausência de estratificação dos entrevistados com relação ao nível econômico e falta de assinaturas ou certificação digital dos entrevistados. A defesa de Russomano ainda fala em "simulações tendenciosas de segundo turno".

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. O Datafolha vai recorrer da decisão, que foi classificada como 'preocupante' e 'antidemocrática' por seu diretor de pesquisas, Alessandro Janoni, em entrevista à Folha.

Levantamento do Ibobe divulgado ontem (9) mostrou queda do candidato nas intenções de voto. O número, que antes era de 20%, foi para 12%. Lidera a pesquisa Bruno Covas, que chegou a 32% das intenções, seguido por Guilherme Boulos, com 13%.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)