Notícias

Juiz mantém suspensão da publicação da Pesquisa Datafolha a pedido de Celso Russomanno

O Instituto já informou que irá recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo


11/11/2020 17h13

O juiz eleitoral, Marco Antonio Martin, manteve a decisão de censurar a publicação da pesquisa Datafolha de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo, a pedido de Celso Russomanno (Republicanos). A decisão aconteceu nesta quarta-feira (11), dia em que seria divulgada a próxima pesquisa.

Um dia antes, Martin já havia acatado o pedido da coligação de Russomanno, que alegou que o levantamento estaria "em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral."

A decisão foi criticada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que lamentou o que chamou de "mais um caso de censura judicial". O Instituto Datafolha informou que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Leia mais: Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa Datafolha a pedido de Celso Russomano

O juiz Marcos Vargas, da 1° Zona Eleitoral de São Paulo, analisou o recurso do Instituto e indicou alguns aspectos que estariam em desacordo com a lei, como a ausência de ponderação dos entrevistados quanto ao nível econômico, a irregular fusão de estratos quanto ao grau de instrução dos entrevistados e simulação tendenciosa de segundo turno diante da ausência de simulações sem a presença do candidato à reeleição Bruno Covas.

Celso Russomanno chegou a liderar a corrida para a prefeitura, mas estava em queda nas últimas pesquisas. No último dia 5, a pesquisa Datafolha divulgada mostrou que ele tinha 16% das intenções de voto. Na anterior, o candidato do Republicanos possuía 20%

Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha para a Prefeitura de São Paulo, Russomanno estava tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)