EUA: Eleição de 2020 foi a "mais segura da história", afirma Departamento de Segurança Interna
De acordo com comunicado oficial, "não há evidências de que qualquer sistema de votação excluiu ou perdeu votos, alterou votos ou foi de alguma forma comprometido"
13/11/2020 11h35
A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura, ligada ao Departamento de Segurança Interna do governo dos Estados Unidos, declarou que a eleição presidencial de 2020 foi "a mais segura na história americana". O comunicado oficial emitido nesta quinta-feira (12) rebateu as acusações de fraude eleitoral do presidente Donald Trump.
Leia também: Hamilton Mourão reconhece vitória de Joe Biden na presidência dos EUA
"A eleição de 3 de novembro foi a mais segura na história americana. Neste momento, por todo o país, autoridades eleitorais estão revisando e verificando todo o processo das eleições antes de finalizar o resultado", apontou o comunicado. "Embora saibamos que há muitas reclamação infundadas e oportunidades de desinformação sobre o processo de nossas eleições, podemos garantir que temos a maior confiança na segurança e integridade de nossas eleições, e você também deve ter."
A equipe que forma o Conselho de Coordenação Governamental de Infraestrutura Eleitoral e que assinou o documento ainda pede que os eleitores recorram aos funcionários eleitorais "como vozes confiáveis", caso tenham dúvidas com relação ao processo eleitoral.
Apesar de o democrata Joe Biden já ter sido anunciado como o novo presidente, Trump ainda não reconheceu a vitória do rival e, desde a semana passada, tem feito acusações sem, no entanto, apresentar provas.
"Se contarmos os votos legais, eu ganho facilmente. Se contarmos os votos ilegais, eles podem tentar roubar a eleição", afirmou o presidente em um discurso de cerca de 15 minutos na Casa Branca na última semana.
De acordo com o documento do Departamento de Segurança Interna, "não há evidências de que qualquer sistema de votação excluiu ou perdeu votos, alterou votos ou foi de alguma forma comprometido".
REDES SOCIAIS