Notícias

Quem é Lélia Gonzalez? Conheça a personalidade tão citada no Roda Viva!

Mulher negra, política, professora e ativista é ícone de estudos sobre o movimento negro no Brasil


18/11/2020 12h55

Lélia Gonzalez foi antropóloga, política e militante brasileira. Fundadora do Movimento Negro Unificado, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e também atuou no Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Filha de pais pobres e nascida em Belo Horizonte, Lélia se dedicou aos estudos acadêmicos para entender as contradições e a branquitude na sociedade brasileira. Nisso, ela se aprofundou na militância do feminismo negro e no Candomblé, para explicar parte da cultura do país.

Entre 1985 e 1989, Gonzalez atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), devido a sua participação na militância em defesa da mulher negra

Ícone da sociologia brasileira, seus estudos e escritos deixaram um legado para as futuras gerações brasileiras, que encontraram em Lélia um modelo de força e luta.

Em vida, Lélia publicou os livros Lugar de negro (1982, em parceria com o argentino Carlos Hasenbalg) e Festas populares no Brasil (1987), e vários ensaios e artigos. Seus escritos eram encenados na ditadura política e na emergência dos movimentos sociais

Lélia morreu aos 59 anos, vítima de infarto no Rio de Janeiro, cidade em que se mudou quando era criança, firmou seus estudos e trabalhava como professora. 

Roda Viva

Em entrevistas recentes no programa Roda Viva, Lélia Gonzalez tem sido sempre citada em pautas que abordam o racismo, a desigualdade social e o movimento negro no Brasil.

A filósofa Djamila Ribeiro, disse que vai pela linha de Gonzalez para falar sobre colorismo no Brasil.

Leia também: "As pessoas não entendem o debate do racismo como uma estrutura", diz Djamila Ribeiro

Já o professor e jurista Silvio Almeida, em sua participação no programa, deu várias indicações de livros para entender as questões do racismo estrutural e do movimento negro. Os livros de Lélia não poderiam ficar de fora. A entrevista foi vista como uma grande aula. Confira!

Leia também: Livros indicados por Silvio Almeida no Roda Viva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças