Notícias

Vacina de Oxford alcança até 90% de eficácia, segundo resultados da Fase 3 de testes

Análise foi feita com 131 casos da doença, nenhum era considerado grave


23/11/2020 09h20

Nesta segunda-feira (23), o laboratório AstraZeneca divulgou os resultados preliminares da terceira fase de teste da vacina de Oxford contra o coronavírus. Segundo a farmacêutica, o imunizante tem 90% de eficácia conforma a dosagem. Os dados não foram revisados por outros pesquisadores cientistas e nem publicados em revista científica.

Os estudos foram feitos usando duas dosagens diferentes. A vacina teve 90% de eficácia quando administrada em meia dose seguida de uma dose completa com intervalo de pelo menos um mês. Se administrada em duas doses completas, a eficácia foi de 62%. Na média a eficácia ficou com 70,4%.

Leia também: Vacina de Oxford é segura e garante imunidade para adultos de todas as idades, diz pesquisa

Os dados vieram dos testes de 24 mil voluntários do Reino Unido, Brasil e África do Sul. Foram registrados 131 casos da doença. Não houve nenhum caso grave da Covid-19 entre os que tomaram a vacina. 

A AstraZeneca pretende produzir 200 milhões de doses até o final deste ano e 700 milhões de doses até o fim do primeiro trimestre de 2021. O acordo do laboratório com o governo brasileiro garante ao país 110 milhões de doses.

No último domingo (22), o Ministério da Saúde informou que deve assinar ainda nesta semana, cartas de intenção com outros cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra a Covid-19. Entre eles estão a Pfizer e a Moderna, que já concluíram a fase 3 de testes, e também a farmacêutica Janssen dos Estados Unidos, Instituto de Pesquisa Gamaleya, da Rússia e Covaxin da Índia.

O laboratório chinês Sinovac, que tem parceria com o Instituto Butantan de São Paulo, não está nesta lista do Ministério da Saúde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças