Covid-19: Plano nacional de imunização terá quatro fases e tem início previsto para 2021
Ministério da Saúde divulgou informações preliminares do plano de vacinação e estabeleceu os grupos de brasileiros que terão prioridade
02/12/2020 15h36
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta (2) as informações preliminares do plano de imunização contra a Covid-19, que será dividido em quatro fases e deve começar em março de 2021.
O plano foi anunciado após encontro que reuniu representantes do Ministério da Saúde, Instituto Butantan, Fiocruz, além de técnicos e especialistas em saúde da União, de estados e de municípios.
De acordo com o planejamento, os grupos prioritários serão atendidos em quatro fases:
1. Profissionais da saúde, indígenas, idosos acima de 75 anos ou acima de 60 anos que estejam em asilos e instituições psiquiátricas.
2. Pessoas entre 60 e 74 anos.
3. Pessoas com comorbidades, como doenças renais crônicas ou cardiovasculares.
4. Professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e os detentos.
Leia também: Reino Unido aprova vacina da Pfizer e imunização deve começar em uma semana
A previsão é que, nessas etapas, sejam imunizadas 109 milhões de brasileiros; ainda faltariam 100 milhões para completar a imunização no país.
Segundo o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, o calendário completo de vacinação só vai ficar pronto depois que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), registrar a primeira vacina contra a doença. Medeiros destaca, também, que os critérios para escolha da vacina são a eficácia, a segurança e o desenvolvimento de memória imunológica no paciente. Os técnicos preferem que seja de dose única, com tecnologia de baixo custo e obrigatoriamente termoestável e, com isso, possa ser ser mantida em temperaturas de 2° a 8°. Esse é o padrão utilizado atualmente nas campanhas de vacinação do programa nacional de imunizações.
Confira a reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS