Notícias

Representante da ONU critica gestão da pandemia no Brasil: "impacto devastador"

Durante entrevista, a alta comissária para Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, afirmou que os líderes devem ouvir a ciência para evitar os efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus


09/12/2020 15h15

A alta comissária para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira (9) que os líderes devem ouvir a ciência para evitar os efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus.

Durante entrevista em Genebra, na Suíça, Bachelet disse que a América Latina tem as maiores taxas de mortalidade do mundo e, ao mesmo tempo, falta de participação da sociedade.

Leia também: Anvisa aprova medidas que podem acelerar o registro de vacina contra o coronavírus no Brasil

A alta comissária da ONU também criticou a gestão da pandemia no Brasil dizendo que o vírus teve um impacto devastador e afirmou que houve uma politização em torno do tratamento e das vacinas contra a Covid-19.

Bachelet afirmou que é preciso garantir confiança na comunicação do governo sobre o vírus e seus impactos e criticou declarações que subestimaram evidências científicas da pandemia e até a existência e a força do vírus, o que resultou em um efeito negativo não só no Brasil, como em muitos países.

A alta comissária da ONU também declarou que a pandemia deste ano deixou descobertas todas as fissuras e fragilidades das nossas sociedades, colocando em risco direitos fundamentais dos cidadãos, como os direitos sociais, culturais, civis e políticos.

Leia também: Diretor da OMS afirma que vacina “não será suficiente para derrotar o novo coronavírus”

Segundo ela, nos últimos onze meses, os pobres ficaram mais pobres e os que sofrem de discriminação sistêmica, como as minorias étnicas e religiosas, foram os que mais sofreram.

Bachelet ainda pediu aos governos que tirem lições dessa experiência, do contrário, o ano de 2020 será apenas o primeiro capítulo antes do início de uma nova calamidade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças