Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/China National Space Administration
Reprodução/China National Space Administration

A cápsula da sonda Chang'e 5 pousou pouco antes das duas horas da manhã desta quinta-feira (17), no distrito de Siziwang, na região da Mongólia. Um foguete com a capsula decolou em 24 de novembro, e em 1º de dezembro, dois dos quatro módulos da Chang'e 5 pousaram na Lua e coletaram cerca de 2 quilos de amostras da superfície e perfuraram dois metros na crosta lunar recolhendo mais material.

Leia também: China lança missão para recolher material da superfície lunar pela primeira vez em mais de 40 anos

As amostras foram depositadas em um recipiente lacrado que foi levado de volta ao módulo de retorno por um veículo de subida. No retorno, a cápsula se separou do módulo orbital e deu um salto na atmosfera da Terra, abrindo um para-quedas para reduzir sua velocidade antes de flutuar até o solo, onde foi recolhida e transportada por via aérea até Pequim.

As amostras dentro da cápsula serão abertas e armazenadas em um laboratório construído pela Agência Espacial Nacional da China para evitar que o material seja contaminado pelo ar da Terra.

A China declarou que com base em convenções internacionais, vai compartilhar os dados e as amostras da Lua obtidos por sua sonda. A missão bem-sucedida foi o mais recente avanço do programa espacial cada vez mais ambicioso do país, que inclui ainda uma missão robótica a Marte e planos para uma estação espacial em órbita permanente.

Confira a matéria do Jornal da Tarde: