Notícias

Casos e internações por Covid-19 entre crianças crescem em São Paulo

Além das crianças, a demanda por leitos tem sido maior dentro do grupo dos jovens adultos. A faixa etária entre 20 e 39 anos é responsável por 40% dos casos e 3,6% das mortes em São Paulo


17/12/2020 11h31

Com o relaxamento das medidas de proteção à Covid-19 aumentando no Brasil, o número de casos da doença voltou a subir. Agora, os médicos alertam para a alta nas internações de duas faixas etárias que antes não preocupavam tanto: de jovens adultos e de crianças.

Em São Paulo, hospitais públicos e particulares tiveram aumento nas internações de crianças com Covid-19. Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, na faixa etária entre zero e nove anos, foram 18 em outubro contra 43 em novembro.

Leia também: Estado de São Paulo confirma 1º caso de reinfecção por Covid-19

No Hospital Sabará, os casos quadruplicaram neste período, passando de três para 12 internações. Os diagnósticos positivos também cresceram.

"Isso levanta para a gente a possibilidade... ou, melhor dizendo, indica uma transmissão ocorrendo de forma bastante forte na comunidade. É onde essas crianças estão se infectando", afirmou Francisco Ivanildo Oliveira, gerente médico do Hospital Sabará.

Apesar de estarem fora do grupo de risco, crianças e adolescentes não estão imunes às complicações do novo coronavírus. Por isso, o relaxamento nas medidas de distanciamento social preocupa os especialistas.

Leia também: Ricardo Lewandowski vota a favor da vacinação obrigatória contra o Covid-19 no Brasil

"A principal fonte de transmissão para as crianças é o núcleo familiar. Essas pessoas que estão saindo, fazendo confraternização, bares, restaurantes, às vezes levando as crianças, às vezes não levando, mas a hora que chega em casa acabam transmitindo e as crianças acabam adoecendo também", explicou a infectologista da Universidade de Campinas (Unicamp) Raquel Stucchi. 

Os descuidos com a pandemia motivaram a especialista a fazer um alerta emocionado para outro público: jovens e adultos.

"Você sabia que os hospitais estão lotados? Estão lotados e com muitas pessoas jovens, saradas e bonitas, que se achavam saudáveis e que não adoeceriam de jeito nenhum? Pois é. Muitos jovens, como vocês, estão internados brigando entre a vida e a morte."

Leia também: Covid-19 no Brasil: Média de mortes chega ao maior patamar desde outubro

Nas últimas três semanas, a demanda por leitos tem sido maior neste grupo. A faixa etária entre 20 e 39 anos é responsável por 40% dos casos e 3,6% das mortes em São Paulo.

"A chance de sobreviver é maior, mas também não significa que ser jovem é garantia de sobrevivência", afirmou Raquel. 

Em outras capitais, como Curitiba (PN), os diagnósticos em adultos entre 20 e 49 anos quase dobrou em quatro semanas. Essa faixa etária corresponde por 62,5% dos casos de Covid-19.

Belo Horizonte também tem alta de casos entre os jovens: 51% dos diagnósticos da doença são dentro dessa faixa etária. 

Com a proximidade das festas de fim de ano, os médicos alertam que esses números podem aumentar. O recado é deixar os encontros para o ano que vem.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças