O Instituto Butantan anunciou que a terceira e última fase de testes da vacina Coronavac foi concluída. Ao mesmo tempo, o instituto está desenvolvendo um soro destinado ao tratamento das pessoas já contaminadas.
A divulgação dos resultados dos testes da vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac está prevista para acontecer nesta quarta-feira (23).
Leia também: Anvisa concede certificação de boas práticas para fábrica da CoronaVac na China
Os dados serão encaminhados também à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, de acordo com o instituto, em breve, a primeira vacina contra a Covid-19 produzida no país estará pronta.
Embora os resultados ainda não tenham sido divulgados aqui no Brasil, o The Wall Street Journal saiu na frente. Citando fontes ligadas ao Butantan, o jornal revelou que os testes comprovaram a eficácia do imunizante.
Leia também: São Paulo receberá mais 5,5 milhões de doses da CoronaVac na véspera de Natal
Com relação ao soro para tratamento das pessoas já contaminadas, o instituto informou que o composto foi produzido a partir do plasma de cavalos. A técnica é semelhante à utilizada na produção do soro antirrábico.
Segundo o Butantan, o composto está pronto e aguardando aprovação da Anvisa. A agência, no entanto, negou e afirmou que não está analisando qualquer produto desse tipo.
REDES SOCIAIS