Notícias

Efeito pandemia: Divórcios crescem 54% no Brasil, aponta pesquisa

Para Flora Victória, especialista em psicologia positiva, é preciso resolver os conflitos antes que eles virem separações, e o caminho é tentar encontrar oportunidades no meio da pressão emocional


22/12/2020 12h21

Neste período de pandemia, a convivência familiar foi intensa. Durante a quarentena, ficar em casa estreitou laços, mas também provocou divergências. Agora, época de Natal, é tempo de renovar os relacionamentos. Pelo menos, para aqueles que escaparam do divórcio.

O medo da Covid-19, o receio de perder o emprego e a renda e a falta de atividades físicas e mentais tornaram as pessoas mais sensíveis e irritadiças nestes tempos de distanciamento social. O desgaste nas relações quebrou vínculos e as solicitações de divórcio, por exemplo, cresceram 54% entre maio e julho.

Leia também: População brasileira enfrenta desajustes na saúde mental durante pandemia da Covid-19

O numero de separações saltou de 4.661 para 7.213, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil. 

Para Flora Victória, especialista em psicologia positiva, é preciso resolver os conflitos antes que eles se tornem separações, e o caminho é tentar encontrar oportunidades no meio da pressão emocional.

"Praticar atividades que demandem engajamento físico, emocional e psicológico em conjunto, por exemplo, cozinhar, praticar um hobbie em conjunto, que pode ser não apenas o casal, mas pode ser a família como um todo, porque quanto você se envolve em uma atividade profundamente, você flui", indicou.

Outra dica é transformar sentimentos em palavras. "O diálogo é muito importante, principalmente, porque você vai ficar muito próximo desta pessoa que você convive e algumas coisas podem incomodar. Então, o diálogo tem que reforçar tanto as coisas boas e também não deixar nada se acumular. Eu acredito que, neste momento desafiador, é importante as pessoas encontrarem o que existe de melhor na outra pessoa", afirmou Flora. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças