São Paulo passará Natal e Ano-Novo na fase vermelha da quarentena
Segundo o governo de São Paulo, apenas serviços essenciais poderão funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro
22/12/2020 13h39
O governo de São Paulo anunciou que o estado voltará para a fase vermelha do Plano São Paulo, etapa mais restritiva da quarentena, durante o Natal e o Ano-Novo. Segundo o anúncio, apenas serviços essenciais, como transporte, saúde, mercados, farmácias e padarias, poderão funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.
"A gente precisa lembrar que não estamos em um momento de festas, nem de aglomerações. É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento. São Paulo sempre se diferenciou do resto do Brasil por honrar o seu compromisso de tomar as decisões no momento necessário e é isso que estamos fazendo agora", afirmou a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (22).
Leia também: São Paulo receberá mais 5,5 milhões de doses da CoronaVac na véspera de Natal
A mudança é temporária para todo o estado, exceto para o município de Presidente Prudente. Devido ao avanço dos casos de Covid-19 e do aumento da lotação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a cidade vai continuar na fase vermelha até a próxima reclassificação.
Seguindo recomendação do Centro de Contingência da Covid-19, nenhuma região irá para a fase verde em janeiro e o estado prosseguirá na fase amarela, que permite abertura de bares, restaurantes e comércio, com restrições de horário e capacidade.
Leia também: Butantan anuncia conclusão da terceira e última fase de testes da CoronaVac
O anúncio do governo acontece enquanto ocorre o aumento da pandemia na região. Até o momento, São Paulo contabiliza 45.395 mortes e 1,39 milhão de casos confirmados de Covid-19.
Confira o anúncio completo:
REDES SOCIAIS