Notícias

Professor investigado por manter diarista em condições análogas à escravidão é afastado de faculdade

Por meio de um comunicado, a Fepam informou o afastamento de Dalton César Milagres Rigueira do Centro Universitário de Patos de Minas


22/12/2020 15h10

Investigado por manter diarista em condições análogas à escravidão, Dalton César Milagres Rigueira foi afastado do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), faculdade na qual lecionava até o momento. O anúncio foi feito pela Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), entidade responsável pelo centro universitário. 

O caso do professor ganhou repercussão depois da matéria realizada pelo Fantástico no último domingo (20). O Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou Madalena Gordiano da casa da família de Rigueira. Ela trabalhava em condições sub-humanas, sem direito a descanso semanal, salário mínimo ou carteira assinada.

Leia mais: Acidente entre ônibus e caminhão no interior de São Paulo deixa 7 mortos e 34 feridos

As suspeitas sobre o caso começaram a surgir depois que Madalena deixou bilhetes na porta dos vizinhos pedindo dinheiro para comprar produtos de higiene pessoal. Como a família do professor tinha uma boa vida financeira, não fazia sentido uma funcionária fazer esse tipo de pedido. 

O MPT foi até a casa para resgatar a diarista em 27 de novembro e contou com o apoio da Polícia Federal. 

O advogado da família se pronunciou por meio de uma nota, na qual afirma que “a divulgação prematura e irresponsável, pelos fiscais e agentes do Estado, antes de um processo que por sentença reconheça a culpa, viola direitos e dados sensíveis daquela família e vulnera a segurança pessoal deles."

Leia a nota na integra da Unipam sobre o afastamento de Dalton Rigueira 

"Nós da FEPAM e do UNIPAM tomamos conhecimento de uma notícia, referente a um caso análogo à escravidão, envolvendo um docente da instituição, somente, ontem, pela mídia, e informamos a todos que não comungamos com os atos ali relatados.

A FEPAM e o UNIPAM sempre irão prezar em cumprir a sua missão, que é transformar pessoas e sociedade por meio da excelência na educação. Tranquilizamos a todos: corpo discente, docentes e funcionários, bem como a comunidade em geral, de que todas as medidas cabíveis e legais já estão sendo tomadas. Ademais, informamos que o referido docente já se encontra afastado de suas atividades, na instituição."

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças