Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Uma pesquisa feita por cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do Laboratório Nacional de Ciência da Computação (LNCC) descobriu uma nova variante do vírus Sars-Cov-2 em pacientes no Rio de Janeiro. Essa nova linhagem se originou da B.1.1.28 e é caracterizada pela presença de cinco mutações. Os dados do estudo ainda não foram publicados e estão sendo analisados no medRvix.

Os resultados dessa pesquisa não afirmam se essa nova linhagem da Covid-19 é mais infecciosa ou mais agressiva. Também não há indícios de que ela seja resistente as vacinas que estão sendo aplicadas ou em desenvolvimento.

Leia também: Países europeus fecham as portas ao Reino Unido após descoberta de variante do coronavírus

De acordo com a pesquisa, essa nova linhagem do vírus surgiu em julho e foi descoberta apenas no mês de outubro. Para conseguirem fazer essa descoberta, os cientistas sequenciaram 180 genomas virais obtidos apenas no Rio de Janeiro entre abril e novembro.

Ainda não é possível saber se as medidas de isolamento deverão ser mais rígidas por conta dessa nova cepa. Mas é um indicio de que o vírus está em circulação e ele está em processo de mutação constantemente.