O governo brasileiro vai proibir os voos e a entrada de passageiros vindos do Reino Unido, a partir desta sexta-feira (25). A decisão foi tomada depois que o Reino Unido anunciou ter identificado uma segunda variante do coronavírus com maior risco de contágio.
A portaria do governo federal esclarece que nenhum voo que tenha como origem o Reino Unido ou faça escala na região poderá se destinar ao Brasil. O mesmo vale para os passageiros que, caso tenham passado pela Grã-Bretanha nos últimos 14 dias, não poderão entrar no país e deverão permanecer em quarentena.
Leia também: Países europeus fecham as portas ao Reino Unido após descoberta de variante do coronavírus
Esse isolamento vale para brasileiros, profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo federal, funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro e imigrantes com residência de caráter definitivo no território nacional. A regra também vale para estrangeiro que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro.
Assinado pelos ministros Walter Braga Netto, da Casa Civil, André Mendonça, da Justiça, e Eduardo Pazuello, da Saúde, o texto foi publicado no Diário Oficial da União, na noite desta quarta-feira (23).
O descumprimento da portaria pode acarretar em responsabilização civil, administrativa e penal, repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.
Já os viajantes vindos de outros países deverão apresentar um teste RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19 antes de entrarem no Brasil. A medida começa a valer no dia 30 de dezembro.
Veja também a matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS