Notícias

Filosofias africanas ajudam a encarar o que vem pela frente em 2021

Professora e pós-doutora em filosofia da África, Aza Njeri comenta o assunto no Jornal da Tarde


01/01/2021 17h09

O começo de 2021 carrega uma grande expectativa em relação à vacina contra a Covid-19 e questionamentos existências feitos nos últimos meses, em decorrência da pandemia.

Diante deste cenário, algumas filosofias africanas podem ajudar a encarar o que vem pela frente neste novo ano.

A professora pós-doutora em filosofia africana Aza Njeri explica que, de maneira geral, os conhecimentos africanos, gerados no continente e também fora dele, têm uma característica cíclica. O que implica em uma responsabilidade daqueles que vivem o agora, com as gerações que estão por vir.

“Temos que pensar na filosofia chamada Sankofa, que é aquele pássaro que viaja para o passado para buscar as pedras do ontem, trazer para o presente e plantar o amanhã. Ou seja, nesse movimento do ontem, essas pedras são as experiências dos nossos ancestrais." diz Aza.

A pós-doutora também faz uma provocação. "O que será que vai ser quando os ancestrais do tempo futuro fizerem o movimento de Sankofa para o nosso tempo? Que pedras nós vamos conseguir entregar?”

Leia Também: Como sobreviver a um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não-linear e incompreensível

Em um ano que foi preciso uma mobilização coletiva para garantir a segurança de todos, como a prática do isolamento social e a utilização de máscaras em locais públicos, muitos flagrantes de individualismo também aconteceram. Para a especialista em filosofia africana, a união dos indivíduos em situações adversas já significava uma maior possibilidade de triunfo coletivo na época da chegada dos africanos escravizados à América.

“A filosofia umbuntu, manifesta em terreiros de candomblé afro-brasileiros, vem pro Brasil nos navios negreiros e se transforma num valor de resistência e possibilidade de sobrevivência para os africanos. Ao chegarem nas Américas, os negros precisaram entender que, em coletivo, conseguia-se uma força maior para que a humanidade não fosse mais tão negociada", completa.

Veja mais sobre o assunto na entrevista que foi ao ar esta sexta (1) no Jornal da Tarde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças