Notícias

Juiz determina acesso da defesa de Lula às mensagens da Lava Jato

Decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, havia sido desautorizada por juiz


05/01/2021 16h22

Após negativa de outro magistrado, o juiz Gabriel Zago Capanema de Paiva, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, determinou que a defesa do ex-presidente Lula tenha acesso às mensagens da Operação Spoofing, desdobramento da Lava Jato.

Capanema cumpriu decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski que em 28 de dezembro de 2020, atendeu ao pedido realizado pela defesa de Lula. Essa mesma ação já tinha sido desautorizada pelo juiz Waldemar Claudio de Carvalho, também da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, após ele abrir prazo para que o Ministério Público (MP) se manifestasse. O órgão entendeu que não havia decisão a ser cumprida.

Leia também: Juiz que negou acesso da defesa de Lula às mensagens da Lava Jato é intimado por Lewandowski

O conteúdo das mensagens aponta para conversas entre integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, como o procurador Deltan Dallagnol e o o ex-ministro e então juiz Sergio Moro. Obtidas por hackers que invadiram os celulares das autoridades, trechos das mensagens foram divulgadas em uma série de reportagens do The Intercept.

A decisão de Lewandowski definia que as mensagens que dizem respeito, direta ou indiretamente, a Lula fossem entregues no prazo de 10 dias. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças