O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) disponibilizou nesta terça-feira (5) o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Alunos de todo o país irão realizar a prova nas próximas semanas, sendo o uso de máscara obrigatório durante todo o período. A prova impressa ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro, já a digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
No primeiro dia, serão 45 questões de linguagens e códigos, 45 de ciências humanas e a redação. Já no segundo dia, terão 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de matemática.
A estudante Vitória Azevedo se prepara para o Enem há mais de um ano e busca uma nota alta em redação. Ela conta: “Esse ano me preparei treinando as redações e enviando para correções profissionais, e estudando um pouco dos repertórios”.
Leia também: Casos de dengue podem aumentar no país por falta de levantamento epidemiológico, afirma FioCruz
A cartilha de redação do Enem 2020 já está disponível para consulta no site do INEP. Segundo Jandira Pilar, professora de redação, os três pontos fundamentais em todas as edições são: a estrutura do texto argumentativa dissertativa, as competências, e por fim, as redações com nota mil, que são guias para que o aluno entenda melhor o seu funcionamento.
“Um dos maiores desafios na prova são o tempo de questões e o tempo para a redação. É preciso tentar não gastar muito tempo em questões mais difíceis. Claro que não dá para abraçar tudo nesse momento, mas é importante que ele continue consciente e conectado com o propósito de fazer uma boa prova”, explica a coordenadora de cursinho Maria Catarina Bozio.
Veja mais em reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS