Notícias

EUA: Apoiadores de Trump invadem Congresso durante certificação do Colégio Eleitoral

Câmara e Senado interromperam a sessão que valida os votos da eleição presidencial para debate depois de objeções de Republicanos


06/01/2021 16h38

Um grupo de manifestantes pró-Trump invadiu o Capitólio, sede do Legislativo no Estados Unidos, durante a sessão que certifica os votos do Colégio Eleitoral na eleição presidencial nesta quarta (6). A contagem de votos havia sido interrompida para que membros do Congresso discutissem uma objeção do resultado. Com a invasão dos apoiadores de Trump que cercaram o prédio e derrubaram barricadas, o Capitólio foi fechado e a Câmara foi evacuada.

Segundo a CNN americana, a polícia do Capitólio solicitou auxílio para controlar os manifestantes às autoridades federais. Diante da tensão nas ruas, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, estabeleceu um toque de recolher em toda a cidade a partir das 18h no horário local.

Pouco antes do início da sessão, Trump fez um discurso para milhares de apoiadores em que voltou a alegar que foi reeleito, repetiu que foi vítima de fraude e pressionou seu vice a tentar reverter o resultado. Mike Pence, que presidiu a sessão mas foi retirado do Capitólio durante a confusão, não tem poder para contestar os votos do Colégio Eleitoral. Pelo Twitter, Trump afirmou que Pence "não teve coragem".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças