Um grupo de manifestantes pró-Trump invadiu o Capitólio, sede do Legislativo no Estados Unidos, durante a sessão que certifica os votos do Colégio Eleitoral na eleição presidencial nesta quarta (6). A contagem de votos havia sido interrompida para que membros do Congresso discutissem uma objeção do resultado. Com a invasão dos apoiadores de Trump que cercaram o prédio e derrubaram barricadas, o Capitólio foi fechado e a Câmara foi evacuada.
Segundo a CNN americana, a polícia do Capitólio solicitou auxílio para controlar os manifestantes às autoridades federais. Diante da tensão nas ruas, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, estabeleceu um toque de recolher em toda a cidade a partir das 18h no horário local.
Pouco antes do início da sessão, Trump fez um discurso para milhares de apoiadores em que voltou a alegar que foi reeleito, repetiu que foi vítima de fraude e pressionou seu vice a tentar reverter o resultado. Mike Pence, que presidiu a sessão mas foi retirado do Capitólio durante a confusão, não tem poder para contestar os votos do Colégio Eleitoral. Pelo Twitter, Trump afirmou que Pence "não teve coragem".
REDES SOCIAIS