Um grupo de manifestantes pró-Trump invadiu o Capitólio, sede do Legislativo no Estados Unidos, durante a sessão que certifica os votos do Colégio Eleitoral na eleição presidencial nesta quarta (6). A contagem de votos havia sido interrompida para que membros do Congresso discutissem uma objeção do resultado. Com a invasão dos apoiadores de Trump que cercaram o prédio e derrubaram barricadas, o Capitólio foi fechado e a Câmara foi evacuada.
Segundo a CNN americana, a polícia do Capitólio solicitou auxílio para controlar os manifestantes às autoridades federais. Diante da tensão nas ruas, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, estabeleceu um toque de recolher em toda a cidade a partir das 18h no horário local.
Today, I'm ordering a citywide curfew for the District of Columbia from 6:00 p.m. on Wednesday, January 6, until 6:00 a.m. on Thursday, January 7. pic.twitter.com/lp6Pt3DcYC
— Mayor Muriel Bowser (@MayorBowser) January 6, 2021
Pouco antes do início da sessão, Trump fez um discurso para milhares de apoiadores em que voltou a alegar que foi reeleito, repetiu que foi vítima de fraude e pressionou seu vice a tentar reverter o resultado. Mike Pence, que presidiu a sessão mas foi retirado do Capitólio durante a confusão, não tem poder para contestar os votos do Colégio Eleitoral. Pelo Twitter, Trump afirmou que Pence "não teve coragem".
Mike Pence didn’t have the courage to do what should have been done to protect our Country and our Constitution, giving States a chance to certify a corrected set of facts, not the fraudulent or inaccurate ones which they were asked to previously certify. USA demands the truth!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
REDES SOCIAIS