Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Win McNamee/Getty Images
Win McNamee/Getty Images

Washington, a capital dos Estados Unidos, viveu caos e violência nesta quarta (6), quando apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio durante a sessão que consolidava a vitória de Joe Biden nas urnas. A confusão terminou em pelo menos quatro mortes. 

Para o professor de Relações Internacionais da FAAP Carlos Poggio, o discurso de Trump é responsável por incitar casos como o desta semana. "São cenas bastante assustadoras, inéditas, nunca vistas na história dos Estados Unidos. De alguma forma, não me parece nenhum exagero dizer que essas cenas estão diretamente ligadas à incitação do presidente Trump. Trump já vem há muito tempo incitando esse tipo de manifestação", afirmou Poggio em entrevista ao Jornal da Tarde.

Leia também: O que é a 25ª emenda, recurso que pode remover Trump do cargo a duas semanas do fim do mandato

Falando sobre a repercussão do caso, ele diz que o incidente "é um dano em diversos níveis". Para ele, o ataque à sede do Legislativo atingiu em cheio a noção de que os Estados Unidos seriam um "farol da democracia" aos olhos da comunidade internacional. "Por outro lado, mostra um processo crescente de deterioração das instituições dos Estados Unidos. Quando se recorre à violência, é porque as pessoas discordam do funcionamento das instituições, e isso é muito ruim", continua.

Sobre o posicionamento do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que reforçou a tese de fraude defendida por Trump e voltou a defender o voto impresso em 2022, Poggio alerta para o perigo de que o governo brasileiro veja a situação americana como uma espécie de "manual": "São palavras muito preocupantes. É importante que as forças políticas fiquem alertas". "Somos uma democracia relativamente jovem e devemos ficar muito atentos", completa.

Assista à entrevista na íntegra: