Notícias

21 estados do país têm ocupação de UTIs em nível crítico, diz Fiocruz

Nos estados do Amazonas, Amapá, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná os números crescem constantemente


14/01/2021 17h55

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os hospitais do país enfrentam o período de maior pressão em atendimento para a Covid-19 desde o mês de julho. 21 estados estão em nível crítico, com mais de 80% de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

A média de casos continua crescendo e neste momento o Brasil apresenta uma alta semanal de 52%, com mais de 8.257.459 infectados. Já a média de mortes cresceu 41% na última semana, ultrapassando um total de 206.009 perdas e quase mil novas mortes por dia.

Nos estados do Amazonas, Amapá, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná os números crescem constantemente.

São Paulo se aproxima de 1.600.000 mil casos e 50 mil mortes. As internações nas últimas duas semanas tiveram um aumento de 19%, com uma ocupação de quase 70% das UTIs.

Em seguida, Minas Gerais se encontra com 611.152 mil casos e 72,2% das UTIs ocupadas. Já em Santa Catarina são 529.389 mil casos e uma ocupação de 79,3% das Unidades de Terapia Intensiva.

Leia também: Ministério da Saúde lança aplicativo que prescreve medicamentos ineficazes contra o novo coronavírus

O cardeal catarinense Dom Eusebio Scheid, 88, morreu na última quarta-feira (13) vítima da Covid-19. Ele estava internado em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Na região Centro-Oeste, Goiás é o estado com mais casos. O corpo do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, morto após complicações da Covid-19, seguiu em cortejo na capital até Aparecida de Goiânia. Ele será enterrado em sua terra natal, Jataí, nesta quinta-feira (14).

Na quarta-feira (13), ocorreram 198 sepultamentos em Manaus, o maior número registrado na pandemia. Nesta quinta-feira (14), diversas denúncias de falta de oxigênio nos hospitais da cidade começaram a aparecer nas redes sociais.

Veja mais em reportagem do Jornal da Tarde:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças