Notícias

Bolsonaro lamenta situação no Amazonas, mas isenta governo federal: “fizemos nossa parte”

Presidente falou que governo enviou recursos para os estados para enfrentarem a pandemia


15/01/2021 15h56

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se pronunciou nesta sexta-feira (15) sobre o combate a pandemia no Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde. Segundo ele, a situação é terrível, mas que o governo federal fez a sua parte enviando recursos para o estado.

Durante sua fala, o presidente citou algumas medidas tomadas pelo governo federal para ajudar Manaus. “Hoje, as Forças Armadas estão montando um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio, e começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda”.

Leia também: Fornecedora diz que avisou autoridades sobre falta de oxigênio e pediu apoio ao Ministério da Saúde

Além do hospital de campanha, a Força Aérea Brasileira também está ajudando o estado de outras maneiras. Ela fez o transporte de cilindros de oxigênio de São Paulo para Manaus, e também está auxiliando no descolamento de pacientes para outros estados.

Sobre o tratamento precoce, Bolsonaro voltou a bater na tecla sobre o uso de medicamentos que não têm eficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19, como a cloroquina e a ivermectina. “O médico pode receitar o tratamento precoce. Se o médico não quiser, procure outro médico. Não tem problema. Repito o tempo todo aqui: no meu prédio, mais de 200 pessoas pegaram a covid, se trataram com cloroquina e ivermectina, ninguém foi para o hospital”.

Além da fala feita hoje, o presidente também usou sua conta no Twitter para falar da ajuda do governo Federal a Amazonas. Ele publicou uma imagem do Portal da Transparência que mostra todos os repasses para o estado.

Órgãos públicos vão contra o presidente

Uma ação civil pública ajuizada na Justiça Federal de Manaus publicada na última quinta-feira (14). Nela, cinco órgãos públicos federais e estaduais afirmam que a responsabilidade por dar uma solução no fornecimento de oxigênio no estado do Amazonas é do governo federal.

Essa ação foi ajuizada por representantes do Ministério Público Federal e do Amazonas, Defensoria Pública da União e do Amazonas, e o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças