Notícias

Donald Trump suspende restrição de viagem do Brasil

O decreto ainda pode ser derrubado por Joe Biden, presidente eleito que toma posse em 20 de janeiro


18/01/2021 22h12

Prestes a deixar a presidência, Donald Trump suspendeu as restrições de viagem para turistas não americanas vindos do Brasil e da Europa. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (18) e passa a valer a partir de 26 de janeiro, mesmo dia que passa a valer a exigência de teste negativo para estrangeiros entrarem em território americano.

Com a queda da restrição, viajantes brasileiros e de outros 28 países poderão entrar nos Estados Unidos. Os turistas deverão apresentar testes PCR com resultado negativo feito três dias antes do embarque.

Leia também: Forças armadas e FBI controlam soldados para manter a segurança da posse de Joe Biden

Porém, a decisão pode ser revertida por Joe Biden, presidente eleito que tomará posse no próximo dia 20. O democrata já mostrou ter uma visão diferente da pandemia em comparação a Trump. Nos Estados Unidos já foram registrados mais de 24 milhões de casos e está chegando próximo aos 400 mil mortos.

Pelas redes sociais, Jen Psaki, secretária de comunicação de Biden, anunciou que não pretende manter a decisão de Trump sobre as restrições das barreiras. Essa decisão só deve ser oficializada depois da posse.

"Com o agravamento da pandemia e mais variantes contagiosas emergindo em todo o mundo, este não é o momento de suspender as restrições às viagens internacionais.

Seguindo o conselho de nossa equipe médica, a Administração pretende suspender essas restrições em 26/01. Na verdade, planejamos fortalecer as medidas de saúde pública em relação às viagens internacionais, a fim de mitigar ainda mais a disseminação do COVID-19".

Restrições desde maio de 2020

As fronteiras americanas está fechada para brasileiros desde maio de 2020. Apenas americanos no Brasil e estrangeiros com residência permanente nos Estados Unidos poderiam entrar em terras americanas.

O governo americana já tinha cogitado derrubar a restrição para brasileiros ainda no ano passado, mas acabou não acontecendo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças