Chegou ao Brasil, nesta sexta (22), o avião carregado de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca e produzida pelo Instituto Serum, na índia. A aeronave aterrissou por volta de 17 horas no aeroporto de Guarulhos (SP).
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recepcionou a chegada das doses ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Agora, a remessa será encaminhada ao Rio de Janeiro, por meio de um avião da Azul, onde Pazuello fará um pronunciamento. Ao lado da presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Nísia Trindade, o ministro da Saúde receberá a carga, que será escoltada pela Polícia Federal até o depósito da fundação.
Leia Também: Coronavac: Anvisa libera uso emergencial de lote de 4,8 milhões de doses da vacina
Semana passada, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava causou apreensão ao afirmar que era muito cedo para tratar de exportações das vacinas. Naquele momento, a campanha de vacinação contra a Covid-19 havia acabado de começar no país indiano.
Na última segunda (18), o presidente Jair Bolsonaro recebeu o embaixador da índia no Brasil, Suresh K. Reddy, no Palácio do Planalto. A reunião teria como objetivo tratar da liberação do imunizante.
De acordo com a Fiocruz, as vacinas estarão prontas para aplicação neste sábado (23), depois da análise de qualidade e segurança, rotulagem e etiquetagem das doses.
REDES SOCIAIS