Enem bate recorde de abstenção e mais da metade dos inscritos não comparecem à prova
Estudantes que não foram fazer o vestibular por problemas de logística ou ficaram doentes podem pedir a reaplicação da prova
25/01/2021 15h51
No último domingo (24) aconteceu o segundo dia do Enem. O que chamou atenção dos especialistas não foram as questões do vestibular, mas sim a taxa alta de abstenção. Dos 5.523.023 inscritos, apenas 2.470.396 estudantes compareceram aos locais da prova. Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa total de abstenção foi de 51,5%.
A justificativa para um número tão alto de ausências é a pandemia da Covid-19, que ainda assola o país. A média de abstenção no Enem nos últimos anos é de apenas 27%.
Leia também: Com sala de aula e consultório funcionando em telas, startups de educação e saúde devem crescer em 2021
Para aqueles que não puderam comparecer em um ou nos dois dias de prova por problemas de logística ou infecção pelo novo coronavírus, pode pedir a reaplicação do vestibular pelo site do INEP.
Já para quem se inscreveu no Enem Digital, a aplicação da prova vai acontecer nos dois próximos domingos nos laboratórios de informática nas instituições de ensino selecionadas pelo Ministério da Educação. Foram 96.086 inscrição para o vestibular neste formato.
Locais onde a prova não aconteceu
Amazonas e duas cidades de Rondônia tiveram problemas com a aplicação do Enem. Por conta do alto número de infecções nos dois estados, o vestibular não foi realizado e tiveram a data alterada por determinação da justiça.
Nesses lugares, o exame irá acontecer no mesmo dia da reaplicação para alunos que estavam infectados pela Covid-19.
Assista a reportagem completa do Jornal da tarde sobre o segundo dia do Enem
REDES SOCIAIS