Notícias

Brasil receberá de 10 a 14 milhões de doses da vacina de Oxford da Aliança Covax em fevereiro

Covax é o consórcio da OMS formado por mais de 150 países e tem como objetivo distribuir vacinas para todos


31/01/2021 11h07

O Ministério da Saúde informou neste último sábado (30), que o Brasil vai receber de 10 a 14 milhões de doses da vacina de Oxford via aliança Covax, consórcio da OMS para garantir o acesso das vacinas, a partir de fevereiro. O imunizante da AstraZeneca em parceria com a universidade inglesa possui autorização da Anvisa para uso emergencial e já está sendo aplicada no país.

A aliança Covax é uma coalização de mais de 150 países criada pela Organização Mundial da Saúde para impulsionar o desenvolvimento e garantir uma distribuição o mais uniforme possível das vacinas. O Brasil entrou nesse grupo no ano passado afim de garantir os imunizantes.

Leia também: Bolsonaro exalta trabalho de Pazuello no combate à Covid-19: "Excepcional"

Segundo o ministério, a Covax já garantiu as doses da vacina de Oxford para fevereiro, mas não especificou a data. O consórcio também possui parceria com a Pfizer, mas como o Ministério não possui acordo com a farmacêutica, ainda não é possível receber as doses.

Para essas novas doses, a Anvisa vai fazer uma nova avaliação. Se o novo carregamento vir do laboratório da Índia, como as primeiras doses, a agência simplesmente amplia a autorização que já foi dada. Mas se as vacinas forem produzidas em um laboratório em outro país, a Anvisa terá que analisar um novo pedido de uso emergencial.

Sputnik V no Brasil

Além da vacina de Oxford, o Brasil também pretende comprar a vacina russa Sputnik V. A informação foi do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo ele, caso a Anvisa autorizar o imunizante, a compra será feita.

A pedra no caminho para a Sputnik V é a documentação. No início de janeiro, foi feito um pedido junto a Anvisa para o uso emergencial da vacina russa, mas ela foi negada justamente por falta de informações.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças