Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

As eleições para a presidência da Câmara dos Deputados ocorrem nesta segunda-feira (1º), a partir das 19h. As duas principais candidaturas são de Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e de Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Baleia Rossi acusa o Planalto de interferência no pleito, para conseguir votos para Lira. Ele aposta em uma campanha anti-Bolsonaro e diz que não irá ignorar os pedidos de impeachment existentes contra o presidente. 

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos. Com a incerteza de quem teria vantagem na disputa e com a expectativa de dessidências nos dois blocos, espera-se que ocorra um segundo turno. 

Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas eletrônicas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre. O prazo limite para a formação de blocos parlamentares termina às 12h. Às 14h, começará a reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade e às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas.

De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, com maioria absoluta de votos no primeiro turno e maioria simples no segundo turno. O resultado leva em conta o total de votantes e não ao total de integrantes da Casa.