DEM abandona Maia e assume postura de independência em eleições da Câmara
Decisão foi tomada após reunião realizada na noite do último domingo (31) e prejudica Baleia Rossi (DEM-SP), candidato apoiado por Maia
01/02/2021 09h11
O DEM, partido do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu ficar isento nas eleições que decidem o novo presidente da Casa, nesta segunda-feira (1º). A decisão foi tomada após uma reunião realizada na noite do último domingo (31), em Brasília.
O acontecimento é mais uma derrota para Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por Maia. Com o partido, o bloco de Baleia contava com 238 parlamentares, agora são 207. Ele tenta vencer Arthur Lira (PP-AL) no pleito, candidato do presidente Jair Bolsonaro.
Ter um bloco partidário grande tem importância nas eleições porque isso define a ordem dos partidos na escolha dos componentes da Mesa Diretora e nas comissões.
Para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno, é preciso ter 257 votos. A Casa conta com 513 deputados no total.
Leia a nota divulgada pelo DEM:
Em reunião realizada neste domingo (31), a Executiva Nacional do Democratas decidiu assumir postura de independência no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara, sem a formalização de apoio a nenhum dos blocos.
A definição foi tomada pela unanimidade dos membros da Executiva, visando a preservação da unidade partidária.
Executiva Nacional
Democratas
Leia também: Eleições para presidência da Câmara ocorrem nesta segunda-feira (1º), com expectativa de decisão em em 2º turno
REDES SOCIAIS