Notícias

Senado aprova MP que acelera autorização para uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Decisão segue para Jair Bolsonaro, que pode ou não confirmar ordem para a Anvisa


05/02/2021 12h54

O Senado aprovou, na última quinta-feira(4), a medida provisória (MP) que estabelece o prazo máximo de cinco dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar qualquer vacina contra a Covid-19 que já tenha aval internacional.

A decisão agora segue para o Presidente da República, Jair Bolsonaro, que pode confirmar determinação do Senado ou não. A medida tem como objetivo acelerar o aval para uso emergencial dos imunizantes.

Leia mais: México autoriza uso emergencial da vacina Sputnik V contra o coronavírus

O texto diz que “a Anvisa concederá autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a covid-19 pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, em até 5 (cinco) dias após a submissão do pedido”.

Leia a MP na íntegra:

"Art. 5º A Anvisa concederá autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a covid-19 pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, em até 5 (cinco) dias após a submissão do pedido, dispensada a autorização de qualquer outro órgão da administração pública direta ou indireta, e desde que pelo menos uma das seguintes autoridades sanitárias estrangeiras tenha aprovado a vacina e autorizado sua utilização, em caráter temporário emergencial ou definitivo, em seus respectivos países."

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças