A geleira do glaciar de Nanda Devi, no Himalaia, se rompeu e atingiu uma represa e uma usina hidrelétrica na região de Tapovan, no último domingo (7). A água da represa transbordou e atingiu vilarejos do entorno. As autoridades da Índia seguem na operação de busca e resgate de sobreviventes.
Leia também: Prédio em construção cede após forte chuva em Belo Horizonte (MG)
O primeiro-ministro idiano, Narendra Modi, disse monitorar de perto a situação e que a força aérea da Índia é usada nas operações de resgate. Estima-se que cerca de 150 pessoas morreram.
Em rede social, Modi escreveu: "Estou constantemente monitorando a lamentável situação em Uttarakhand. A Índia está com Uttarakhand e a nação ora pela segurança de todos lá. Tenho falado continuamente com autoridades seniores e obtido atualizações sobre a implantação de NDRF, trabalho de resgate e operações de socorro".
A região onde ocorreu o desastre, em Uttarakhand, é sujeita a inundações repentinas e deslizamentos de terra. Em junho de 2013, a chuva recorde causou inundações devastadoras que mataram mais de seis mil pessoas.
REDES SOCIAIS