Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Ministério da Cidadania
Flickr/Ministério da Cidadania

O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB/RS) usou as redes sociais nesta segunda-feira (8) para falar sobre a pandemia e a vacina contra a Covid-19. Segundo ele, o número de casos e óbitos está diminuindo no mundo desde janeiro por causa da imunidade de rebanho, e que a vacina não é responsável pela queda dos números.

Em publicação no Twitter, Terra diz: “O número de novos casos da Covid e dos óbitos começaram a cair no mundo todo desde janeiro. Mesmo com cepas virais mais infectastes. E não é pela vacinação, pois percentual de vacinados é pequeno ainda e a vacina leva tempo para ser eficaz. É pela imunidade de rebanho funcionando”. 



Para embasar a sua posição, Terra deu exemplos de outras doenças de escala global que, segundo ele, só terminaram por conta da imunidade de rebanho, sem a necessidade de vacinas. Ele ainda completa que o objetivo da vacinação é prevenir outros surtos.

Segundo os dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde, o país atingiu 231.561 óbitos e 9.522.132 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

Vacinação em Israel

Alguns países do mundo estão em um ritmo rápido na campanha de vacinação contra a Covid-19. O lugar de mais sucesso é Israel. No início de fevereiro, foi anunciado que mais de 750 mil idosos já tinham recebido a primeira dose da vacina.

Segundo os dados do ministério da Saúde de Israel, o número de infecções caiu abruptamente após duas semanas de vacinação. O governo local fez uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas, sendo 743.845 maiores de 60 anos.

Leia também: Duas variantes brasileiras da Covid-19 são encontradas na Argentina

Os resultados mostram como a campanha de vacinação ajudou o país a diminuir o número de internações e o de infectados, contrário do que Osmar Terra afirmou em suas redes sociais.

Osmar Terra já se contaminou pelo coronavírus

O deputado anunciou que testou positivo para a Covid-19 em 13 de novembro do ano passado. Terra teve complicações por causa da doença e precisou ficar internado por 12 dias, sendo sete deles na UTI. Ele chegou ter 80% do pulmão comprometido.

Depois que conseguiu se curar, o deputado seguiu com o mesmo discurso e afirmou em uma entrevista à revista Veja que “pensa exatamente como pensava antes”.

Ao longo da pandemia, ele já chegou afirmar que o Brasil teria menos mortes pelo coronavírus do que por infecções causadas pelo H1N1 em 2019. Segundo o Ministério da Saúde, foram 796 mortes pela H1N1 no ano passado.