Covid-19: Pesquisa lista 16 tipos de comportamento humano ligados à pandemia
Características emotivas, empáticas e negacionistas, entre outras, foram identificadas em estudo norueguês
11/02/2021 16h20
Um pesquisa realizada em uma universidade norueguesa listou 16 tipos de comportamentos humanos identificados diretamente com a pandemia do novo coronavírus.
Entre os perfis classificados, estão os que negaram desde o início a gravidade da doença, desrespeitando o isolamento social e o uso de máscaras. Por outros lado, também foi reconhecido o comportamento emotivo, como o de pessoas que foram para varando e terraços para aplaudir o trabalho dos profissionais de linha de frente.
Também houve o perfil solidário, que foi às compras para o vizinho ou ofereceu comida para moradores de rua, por exemplo. Na lista, aparecem ainda as pessoas empáticas, que não conseguiram conter a emoção diante de alguém que venceu a Covid-19, e aqueles que tiveram muito medo do vírus.
O estudo foi publicado em uma revista científica do grupo The Nature. A identificação desses comportamentos podem nortear políticas públicas eficazes para intervir, principalmente, sobre os efeitos negativos provocados pela crise sanitária.
Assista à reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS