Notícias

Presidente do PSL afirma que partido busca afastamento de Daniel Silveira

Deputado foi preso na última terça-feira (16), após divulgar vídeo em que fez apologia ao AI-5 e defendeu o fechamento do STF


17/02/2021 14h31

O presidente do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar, informou por meio de uma nota que o partido busca afastar o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso na última terça-feira (16) por fazer apologia ao AI-5 e defender o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Silveira também é investigado pelo Supremo no inquérito dos atos antidemocráticos e das fake news. 

Leia mais: “Irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência”, diz Lira sobre caso de deputado Daniel Silveira

Irmã de Marielle Franco ironiza prisão de deputado: "Quero ver quebrar plaquinha na cadeia"

Para o presidente do partido, as atitudes de Silveira são “inaceitáveis” e não podem ser vistas como liberdade de expressão. Na nota, Bivar diz que o PSL “está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para o afastamento em definitivo do deputado dos quadros partidários.”

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que decidiu que a ação deveria ser feita imediatamente, por tratar-se de flagrante delito. Pare ele, Silveira configurou crimes contra "a honra do Poder Judiciário e dos ministros do Supremo Tribunal Federal" e tal conduta também é prevista como crime na Lei de Segurança Nacional.

Veja a nota na íntegra:

A Executiva Nacional do PSL repudia com veemência os ataques proferidos pelo deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ofendendo, de maneira vil, a honra dos mesmos, bem como proferindo críticas contundentes à instituição como um todo.

Os ataques, especialmente da maneira como foram feitos, são inaceitáveis. Esta atitude não pode e jamais será confundida com liberdade de expressão, uma conquista tão duramente obtida pelos brasileiros e que deve estar no cerne de todo o debate nacional.

O Supremo é o guardião da Constituição Federal e, como tal, um dos pilares do Estado Democrático de Direito. O PSL jamais abrirá mão de defender este alicerce institucional que integra, ao lado do Legislativo e do Executivo, a tríade de Poderes que assegura a existência da República.

A Executiva Nacional do partido está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para a afastamento em definitivo do deputado dos quadros partidários.

Deputado Luciano Bivar, presidente nacional do PSL

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças