Notícias

Covid-19: Campinas e Araraquara adotam medidas restritivas para conter o avanço da doença

Para diminuir lotação de UTIs, cidades iniciam ações de fase vermelha e lockdown


23/02/2021 15h40

Campinas e Araraquara, no interior de São Paulo, adotaram medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Dentre as ações está a implantação da fase vermelha em um período do dia e o endurecimento do lockdown. Confira mais detalhes sobre cada cidade:

Campinas

Campinas publicou, nesta terça-feira (23), o decreto que determina regras da fase vermelha entre 21h e 5h na cidade, do dia 23 de fevereiro à 1º de março.

Durante este horário, apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar: farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo, transportadoras, oficinas de veículos, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria e pet shops.

Os restaurantes só poderão funcionar presencialmente até às 21h. Já os bares terão que encerrar as atividades às 20h. Nos dois casos, além do horário permitido, os estabelecimentos poderão trabalhar apenas no sistema delivery e retirada, sem consumo local.

Das 5h01 às 20h59, a fase amarela permanece em vigor na cidade.

Araraquara

Araraquara começou um lockdown total no domingo (21), a partir das 12h. A quarentena terá duração de 60 horas e deve acabar nesta terça-feira (23), às 23h59, segundo decreto da Prefeitura do município.

As novas restrições impedem o funcionamento do comércio e da indústria, inclusive dos serviços classificados como essenciais. Só estão abertos farmácias e estabelecimentos de saúde. Postos de combustível têm permissão para abastecer apenas veículos dos serviços públicos municipais, estaduais e federais.

O primeiro dia útil de lockdown garantiu ruas vazias e pouca movimentação na segunda-feira (22). Quem quebrar a medida terá multa de R$ 120 (pessoa física) e R$ 6 mil (empresas).

Leia também: Covid-19: veja as regiões do nordeste que decretaram toque de recolher

Américo Brasiliense e Santa Lúcia também adotam medida de lockdown por 60 horas. Já Boa Esperança do Sul terá 72 horas de restrições de circulação de carros e pessoas e vai até 23h59 de quarta-feira (24).

Em São Bernardo do Campo, a Prefeitura decretou toque de recolher das 22h às 5h e a administração municipal suspendeu o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino. 



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças