Alvo de especulações no meio artístico, uma frase escrita a lápis no famoso quadro O Grito foi confirmada por especialistas como obra do próprio artista, Edvard Munch.
Criado em 1893 pelo pintor norueguês, o quadro O Grito é uma das mais famosas obras expressionistas. A pintura, que mostra uma expressão que mistura medo e desespero, atualmente está sendo restaurada para nova exibição. Os restauradores analisaram a pintura com o uso de câmeras com luz infravermelha e descobriram uma mensagem oculta: a frase “só pode ter sido pintado por um louco”.
Apesar dos historiadores saberem há muito tempo sobre a frase, pequena e escondida no canto superior esquerdo, entre as pinceladas distorcidas que compõem a figura central da imagem, havia especulações sobre sua autoria. As novas imagens permitiram comparar a caligrafia da inscrição com os diários e cartas de Munch.
A origem misteriosa da frase ajuda a completar um quadro triste: Munch criou a pintura, que se tornou um símbolo universal para a ansiedade e o desespero, logo após sua irmã Laura, com transtorno bipolar, ter sido internada em um asilo.
Confira a reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS